terça-feira, 11 de novembro de 2014

Variantes do Problema de Roteamento de Veículos (PRV)

Como já foi mencionado anteriormente, o roteamento de veículos envolve a definição de rotas a serem percorridas por uma frota de veículos a fim de realizar a entrega ou coleta de produtos. No entanto, como existe no dia a dia das empresas? Será que é um problema relevante? Meu objetivo é tentar esclarecer um pouco essas dúvidas e explicar brevemente algumas variantes que podemos encontrar na prática das empresas.


As variantes surgem a partir de características ou situações específicas encontradas na prática. Nesse sentido, uma primeira variante aparece a partir das necessidades das empresas devido que ás vezes, é necessário realizar coleta ou entrega de produtos. Por exemplo, as empresas de correio têm um grande interesse em definir as melhores rotas para entregar as cartas e pacotes na cidade. Por outro lado, a empresa responsável pela limpeza da cidade, se interessa por definir as melhores rotas para coletar o lixo das casas. Do mesmo modo, também podem existir as duas atividades simultaneamente, por exemplo, quando uma empresa de refrigerantes deve atender a demanda das lojas e ao mesmo tempo coletar as garrafas vazias, necessárias para continuar sua produção de bebidas.

Outras variantes nascem dos requisitos impostos pelos clientes, por exemplo, existem algumas restrições chamadas de “janelas de tempo”, que são as faixas de tempo que o cliente impõe para receber sua encomenda ou pedido. Por exemplo, um supermercado que só recebe os produtos dos fornecedores durante a noite ou cedo pela manhã, ou uma pessoa que agenda a entrega de um produto um determinado dia durante a tarde, pois o resto da semana não estará em casa. Dessas situações surge a extensão chamada de PRV com janelas de tempo. Nesta variante, se o veículo chegar até o cliente antes da abertura da janela de tempo, o veículo deverá esperar ou ir até outro cliente.


Por fim, vale avisar que existem muitas outras variantes, mostrando a grande aplicabilidade e relevância prática do roteamento de veículos. Além disso, gostaria de esclarecer que não só se faz roteamento de caminhões ou veículos terrestres. Por exemplo, as empresas de petróleo que fazem exploração no mar, precisam definir as rotas para seus navios visitarem as plataformas para coletar o óleo cru e fazer as entregas nos terminais nas baías. Também, uma empresa de serviços emergenciais por meio de helicópteros deve definir a rota do helicóptero na hora de receber um chamado de emergência e além disso, definir o ponto até onde deve levar paciente que está sendo atendido.



Aldair

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