Variantes do Problema
de Roteamento de Veículos (PRV)
Como já foi mencionado
anteriormente, o roteamento de veículos envolve a definição de rotas a serem
percorridas por uma frota de veículos a fim de realizar a entrega ou coleta de
produtos. No entanto, como existe no dia a dia das empresas? Será que é um
problema relevante? Meu objetivo é tentar esclarecer um pouco essas dúvidas e explicar
brevemente algumas variantes que podemos encontrar na prática das empresas.
As variantes surgem a partir de
características ou situações específicas encontradas na prática. Nesse sentido,
uma primeira variante aparece a partir das necessidades das empresas devido que
ás vezes, é necessário realizar coleta ou entrega de produtos. Por exemplo, as
empresas de correio têm um grande interesse em definir as melhores rotas para
entregar as cartas e pacotes na cidade. Por outro lado, a empresa responsável
pela limpeza da cidade, se interessa por definir as melhores rotas para coletar
o lixo das casas. Do mesmo modo, também podem existir as duas atividades
simultaneamente, por exemplo, quando uma empresa de refrigerantes deve atender
a demanda das lojas e ao mesmo tempo coletar as garrafas vazias, necessárias
para continuar sua produção de bebidas.
Outras variantes nascem dos
requisitos impostos pelos clientes, por exemplo, existem algumas restrições
chamadas de “janelas de tempo”, que são as faixas de tempo que o cliente impõe
para receber sua encomenda ou pedido. Por exemplo, um supermercado que só
recebe os produtos dos fornecedores durante a noite ou cedo pela manhã, ou uma
pessoa que agenda a entrega de um produto um determinado dia durante a tarde,
pois o resto da semana não estará em casa. Dessas situações surge a extensão
chamada de PRV com janelas de tempo. Nesta variante, se o veículo chegar até o
cliente antes da abertura da janela de tempo, o veículo deverá esperar ou ir
até outro cliente.
Por fim, vale avisar que existem
muitas outras variantes, mostrando a grande aplicabilidade e relevância prática
do roteamento de veículos. Além disso, gostaria de esclarecer que não só se faz
roteamento de caminhões ou veículos terrestres. Por exemplo, as empresas de
petróleo que fazem exploração no mar, precisam definir as rotas para seus
navios visitarem as plataformas para coletar o óleo cru e fazer as entregas nos
terminais nas baías. Também, uma empresa de serviços emergenciais por meio de
helicópteros deve definir a rota do helicóptero na hora de receber um chamado
de emergência e além disso, definir o ponto até onde deve levar paciente que
está sendo atendido.
Aldair
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