Depois de ter apresentado os três
tipos de motores usados na indústria aeronáutica, escreverei uma série de três
textos descrevendo as principais características de cada um deles.
Neste primeiro texto da série, o motor descrito será o de combustão interna.
Como já comentei no texto introdutório, esse é o tipo de motor usado nos carros.
A limitada performance deles faz com que na indústria aeronáutica só seja usado nos
aviões menores, onde não é necessária uma grande potência para movimentá-los. O
motivo que faz com que ele seja usado apesar dessa limitação, é o baixo custo
dele em relação aos outros tipos de motores.
Essa energia é liberada num
processo cíclico de quatro tempos (existem também motores de combustão interna
com só dos tempos de funcionamento, mas eles não têm interesse na propulsão
aeronáutica). Os quatro tempos de funcionamento do motor são os seguintes:
O primeiro tempo é denominado admissão.
Nesse tempo a válvula de admissão (A) permite a entrada, na câmara de
combustão, de uma mistura de ar e combustível enquanto o pistão (M) se move de
forma a aumentar o espaço no interior da câmara.
O segundo tempo é a compressão.
Nesse o pistão se move de forma a comprimir a mistura, fazendo seu volume
diminuir. O objetivo desse tempo é aumentar a pressão no interior da câmara de
combustão para que seja mais fácil explodir (ou queimar) a mistura de ar e
combustível.
O terceiro tempo denomina-se expansão
(ou explosão). No termino da compressão um dispositivo elétrico (K) gera uma
centelha que ocasiona a explosão da mistura ocasionando sua expansão. Assim, a
energia contida no combustível é liberada e usada para empurrar o pistão. Com o
sistema biela-virabrequim (O e P) o movimento do pistão é transformado num
movimento de rotação, transmitido ao eixo das rodas.
No quarto tempo, denominado
exaustão, a válvula de escapamento abre e permite a exaustão do gás queimado
na explosão.
Após o quarto tempo o ciclo
começa de novo, entrando uma nova mistura de ar e combustível na câmara de
combustão.
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